Desde há muito tempo que temos conhecimento da existência de espécies no nosso planeta. Sabemos também que estas espécies se extinguem e novas espécies aparecem. Dá-se o nome de especiação ao fenómeno a partir do qual se formam novas espécies. Este processo pode dar-se de duas maneiras diferentes, pela divisão de uma espécie em duas diferentes (cladogénse) ou pela transformação de uma espécie noutra diferente (anagénese). Os dois principais modos de especiação são a especiação geográfica ou alopátrica e a especiação simpátrica. Existem também a especiação parapátrica e peripátrica.
A especiação geográfica ocorre quando populações da mesma espécie ficam isoladas por uma barreira física (rios ou montanhas por exemplo). Depois de estarem separadas, adequam-se a condições diferentes. Devido a isto, depois do desaparecimento da barreira que apareceu anteriormente, estas espécies ficam incapacitadas de se cruzarem, o que origina duas espécies diferentes.
A especiação simpátrica ocorre maioritariamente em insectos. Neste tipo de especiação, ao contrário da especiação geográfica, as populações divergem quando ainda ocupam a mesma região. Na especiação simpátrica, devido à divergência genética das populações, estas transformam-se em espécies diferentes.
A especiação peripátrica é semelhante à especiação geográfica, mas uma das populações separadas é inferior à outra, pois isola-se do grupo principal.
A especiação parapátrica acontece devido a alterações na frequência do acasalamento de uma determinada espécie.
Com o avançar dos anos e os desenvolvimentos tecnológicos, apareceu a especiação artificial. Este tipo de especiação, como que comprova os fenómenos observados na natureza. Uma das experiências levadas a cabo foi a seguinte: inicialmente existia apenas um grupo de uma espécie de insecto; esse grupo era dividido em dois grupos, e cada um desses grupos era alimentado com um tipo diferente de alimento; ao fim de algumas gerações, os insectos não acasalavam com indivíduos do grupo diferente do seu (mesmo sendo essa a única opção).
O próprio Homem, pode ser resultado do fenómeno da especiação. Um estudo mostrou que o Homem tem bastantes parecenças com os chimpanzés, o que indica que este animal sofreu especiação, tendo depois formando duas espécies diferentes, sendo uma delas o Homem.
Referências:
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Especia%C3%A7%C3%A3o
- http://curlygirl.no.sapo.pt/esp.htm
- https://sites.google.com/site/pensaraevolucao/museu-virtual-da-evolucao/atrio-de-entrada/evolucao/idade-da-terra/os-fosseis/especiacao
- http://www.infopedia.pt/$especiacao
Sem comentários:
Enviar um comentário